Imagem de fundo

Um dos vestígios biológicos mais importantes para investigação criminal é o sangue. As ...

Um dos vestígios biológicos mais importantes para investigação criminal é o sangue. As amostras são relevantes do ponto de vista da análise do padrão de manchas de sangue presentes no local do crime, visto que podem apontar a dinâmica e os meios e modos de ocorrência do crime. A análise da natureza da mancha, denominada hematologia forense identificadora, também tem grande valor forense, pois permite confirmar se a amostra é realmente sangue, se é humano e o seu grupo sanguíneo. Em relação à coleta e análise de amostras de sangue, assinale a alternativa INCORRETA.

A

A luz forense, também denominada FLS (Forensic Light Source), auxilia na localização de uma gama de vestígios no local de crime, incluindo manchas latentes de sangue.

B

Atualmente, as equipes periciais têm empregado largamente os kits imunocromatográficos como método confirmatório para sangue humano.

C

Uma amostra de sangue que apresenta aglutininas anti-A e anti-B corresponde ao tipo sanguíneo “O”.

D

Um dos testes de certeza mais empregados atualmente para localização de sangue humano latente é o Luminol, substância que reage indiretamente com o grupo heme da hemoglobina, após reação oxidativa, produzindo luminescência.

E

Em amostras de referência de cadáver, o sangue é o tecido de escolha sempre que possível, pois possui DNA abundante, é de fácil coleta e os métodos de extração do DNA são mais simples e rápidos.