Imagem de fundo

O DNA é responsável pela transmissão das características hereditárias dos pais para seu...

O DNA é responsável pela transmissão das características hereditárias dos pais para seus descendentes e é organizado em estruturas chamadas cromossomos. Existe uma grande variação na sequência do DNA de pessoa para pessoa, fazendo com que seja praticamente impossível encontrar duas pessoas com a mesma sequência. Portanto, cada pessoa tem um padrão de DNA único que, a exemplo de sua impressão digital, pode ser usado para fins de identificação. O teste de paternidade consiste em observar e comparar o DNA de genes hipervariáveis da criança e do suposto pai. Em cada teste, esta comparação é feita em vários genes ao mesmo tempo, analisando-se diretamente a variação existente no DNA dos indivíduos estudados. A determinação da paternidade por meio deste teste só é possível porque

A

o pai e a mãe contribuem com um cromossomo em cada um dos 46 pares de cromossomos encontrados na criança.

B

o pai e a mãe contribuem com um cromossomo em cada um dos 23 pares de cromossomos encontrados na criança.

C

toda criança apresenta 90% do material genético herdado do pai, uma vez que as informações contidas no gameta masculino são, em sua maioria, dominantes.

D

a informação genética transmitida para a criança pelo gameta masculino apresenta 90% a mais dos genes hipervariáveis do que o gameta feminino.

E

a criança apresenta informações herdadas dos pais, embora deva ser considerada a ocorrência de mutações durante seu desenvolvimento embrionário.