Um bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em es...

Um bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna similares, definidas pelas condições físicas predominantes nas regiões. Esses aspectos climáticos, geográficos e litológicos, por exemplo, fazem com que um bioma seja dotado de uma diversidade biológica singular, própria. No Brasil, os biomas existentes são: a Amazônia, o Cerrado, a Mata Atlântica, a Caatinga, o Pampa e o Pantanal. Sobre esse assunto, assinale a afirmativa correta.

A

A Amazônia é o maior bioma do Brasil, em contrapartida apresenta uma diversidade biológica reduzida devido à crescente urbanização.

B

O Pantanal é um bioma representado como uma planície inundável e no Brasil está presente nos estados de Mato Grosso e Goiás.

C

O Pantanal é caracterizado por áreas inundáveis, sua vegetação é diversificada e pode variar nas áreas alagadas, as periodicamente alagadas e as que não são alagadas.

D

O Cerrado apresenta espécies de plantas lenhosas que desenvolveram estruturas adaptativas para a sobrevivência nas suas condições ambientais, tais como casca fina sem sulcos, caules retilíneos e raízes aéreas.