Imagem de fundo

Os constantes aterros e os despejos de esgoto residencial e industrial são as maiores a...

Os constantes aterros e os despejos de esgoto residencial e industrial são as maiores ameaças aos manguezais brasileiros. Um exemplo recente e de maior impacto foi a construção do porto de Suape, no Recife, que suprimiu aproximadamente 3 hectares de mangue. Uma das consequências mais desastrosas é o grande número de ataques de tubarão na costa pernambucana, além da elevada mortandade dos peixes protegidos por lei. Quanto à importância desse ecossistema, é correto afirmar que os manguezais

A

servem de proteção às áreas de restinga por diminuírem os processos de sedimentação marinha que ocorrem na costa.

B

possuem uma vegetação rica em madeira de lei, as quais são bastante utilizadas no ramo moveleiro.

C

apresentam grande atividade química, capaz de fornecer gases que podem ser comercializados e utilizados economicamente no abastecimento industrial e residencial.

D

são verdadeiros berçários da vida marinha e muitos peixes e crustáceos os têm como o estágio inicial de sua cadeia alimentar, fornecendo recursos para outros organismos, como aves e alguns tipos de mamíferos.

E

são estuários costeiros rasos e as áreas próximas alagadas pelas marés são habitadas por árvores caducifólias resistentes à salinidade e com raízes características, de forma a ancorar estes indivíduos contra os movimentos das marés.