Imagem de fundo

Imagenologia é um termo que se refere ao estudo das técnicas e dos procedimentos que pe...

Imagenologia é um termo que se refere ao estudo das técnicas e dos procedimentos que permitem obter imagens do interior do corpo humano com fins clínicos ou científicos. A imagem ao lado corresponde ao resultado de um exame dos seios da face, solicitado por um médico otorrinolaringologista para a investigação e planejamento de uma cirurgia de rinoplastia. A imagem foi obtida pelo biomédico utilizando o equipamento de

A
radiografia, que usa um feixe heterogêneo de raios X produzido por um gerador e projetado sobre um objeto. A densidade e a composição de cada área determinam a quantidade de raios X absorvida. A radiografia produz uma representação tridimensional das estruturas superpostas.
B
ressonância magnética, que cria imagens de alta definição dos órgãos internos através da utilização de um feixe de elétrons. A agitação das moléculas gerada pelo feixe é captada pelo aparelho e transferida para um computador que constrói a imagem.
C
tomografia computadorizada, que utiliza raios X para captar imagens detalhadas de ossos, órgãos e outras estruturas por meio de cortes transversais, como se fossem fatias do corpo. Uma vez registradas, essas imagens são processadas por um computador para formar uma série de imagens detalhadas do que se quer analisar.
D
ultrassonografia, que usa substâncias ou cristais piezoelétricos que mudam de formato ou vibram quando submetidos à corrente elétrica alternada. A vibração produz o ultrassom, visualizado como uma imagem anecóica.