Imagem de fundo

O código de ética da profissão de biomédico regulamentado pela Resolução n. 198, de 21 ...

1
Q1077677
Teclas de Atalhos
Compartilhar
O código de ética da profissão de biomédico regulamentado pela Resolução n. 198, de 21 de fevereiro de 2011, contém as normas éticas que devem ser seguidas pelos profissionais biomédicos no exercício da profissão, independentemente da função ou do cargo que ocupem. Neste aspecto, nas relações com a coletividade, é vedado ao biomédico:
A
atribuir como de sua autoria exclusiva trabalho realizado por seus subordinados ou outros profissionais, mesmo quando executados sob sua orientação e supervisão.
B
comunicar às autoridades sanitárias e profissionais, com discrição e fundamento, fatos que caracterizem infração a esse código e às normas que regulam o exercício das atividades biomédicas.
C
prestar serviço profissional ou colaboração a entidade ou empresa onde sejam desrespeitados princípios éticos ou inexistam condições que assegurem adequada assistência.
D
indicar falhas nos regulamentos e normas das instituições em que trabalhe, quando as julgar indignas do exercício da profissão ou prejudiciais à coletividade, devendo dirigir-se, nesses casos, aos órgãos competentes.