Imagem de fundo

Existe um gradiente de concentração enzimática entre o interior e o exterior das célula...

Existe um gradiente de concentração enzimática entre o interior e o exterior das células de modo que danos nas células acarretam a passagem de enzimas para o espaço extracelular, cujo grau de elevação de certas enzimas no soro é proporcional à gravidade e extensão da lesão. Neste contexto, assinale a alternativa correta:

A

Se a lesão celular for intensa e o seu início suficientemente agudo, pode-se estabelecer uma semelhança entre o perfil enzimático do órgão lesado e o perfil enzimático do soro.

B

As enzimas intracelulares perdem sua atividade enzimática, mas com diferentes celeridades, quando liberadas no plasma

C

As enzimas intracelulares de importância clínica pertencem, em sua maioria, ao metabolismo intermediário e estão presentes em todas as células corporais, encontrando-se, portanto, em concentrações semelhantes em todos os órgãos.

D

No caso das hepatopatias é comum que se encontre no soro um perfil enzimático diferente do que é característico no tecido hepático, visto ser o fígado um órgão volumoso e a lesão dificilmente atingir todas as células ao mesmo tempo e com a mesma intensidade.

E

No soro, a atividade da GOT (glutamato-oxaloacetato- transaminase) tem uma vida média de 46-58 horas e apresentam concentrações quase idênticas no coração e no fígado.