Imagem de fundo

A composição de carboidratos no glicocálice de hemácias, mostrado no esquema abaixo, re...

A composição de carboidratos no glicocálice de hemácias, mostrado no esquema abaixo, representam aglutinogênios (antígenos) que determinam os grupos sanguíneos do Sistema ABO. A síntese do antígeno H depende da presença de, pelo menos, um gene autossômico dominante H no genoma do indivíduo e é indispensável para a adição do antígeno A e/ou do antígeno B (como mostrado no esquema), pelos produtos dos genes IA e IB, respectivamente. Os indivíduos com alelo H e os alelos ii, ou os indivíduos desprovidos do gene H são identificados no grupo “O” pelas técnicas tradicionais de determinação de grupos sanguíneos ABO, mas os indivíduos (hh) são ditos Falsos “O”. Os alelos Hh apresentam segregação independente dos alelos IA IB i.



Considerando somente os antígenos determinantes do sistema ABO, assinale a afirmação INCORRETA.

A

25% dos descendentes do cruzamento de pais com genótipo Hh IAIB podem doar sangue para todos os irmãos.

B

Indivíduo com genótipo hh IAIB pode ser considerado doador adequado para todos os indivíduos com diferentes tipos sanguíneos do sistema ABO.

C

Indivíduos com genótipo hh IAIB podem receber sangue do tipo O sem correr o risco de desenvolver reações contra o sangue recebido.

D

O cruzamento de indivíduos com genótipo Hh IAIB pode gerar descendentes com quatro fenótipos diferentes do sistema ABO.

E

Todos os indivíduos do grupo O desenvolvem naturalmente memória anti-A e anti-B, mas a reação efetiva contra os antígenos A e B depende de estimulação recente de células de memória.