Imagem de fundo

O cultivo de células se iniciou no princípio do século XX com Harrison, em 1907 e Carre...

1
Q923004
Teclas de Atalhos
Compartilhar

O cultivo de células se iniciou no princípio do século XX com Harrison, em 1907 e Carrel, em 1912. Atualmente, a cultura de células não se limita ao estudo do comportamento de determinado tecido ou célula in vitro; o seu uso se estende à medicina, pois células em cultivo têm importante papel no tratamento de doenças degenerativas. Para a terapia celular, as pesquisas com células-tronco são um marco nessa área, que, de ferramenta para outros estudos, se tornou a protagonista do desenvolvimento tecnológico mundial. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo:

I. Em cultura celular, a proliferação in vitro difere da in vivo, pois causa problemas para o desenvolvimento celular, tais como: a adesão célula à célula e célula à matriz reduzida; não possui as características, como heterogeneidade e arquitetura tridimensional de um tecido in vivo, uma vez que seu meio nutricional e hormonal está modificado.

II. As células primárias conseguem manter suas características originais e possuem um tempo de vida curto; geralmente, no organismo, sofrem a morte celular programada ou apoptose, um mecanismo para renovação tecidual, que não causa danos.

III. As células modificadas são as que não perdem as características do tecido de origem, mas possuem alta proliferação, sendo muito utilizadas em pesquisa, pois podem ser mantidas em cultura por um grande período de tempo, quando comparadas às células primárias, no entanto perdem grande parte das características do tecido original.

IV. As células de linhagem celular contínua são aquelas que deixam de ser semelhantes morfológica, mas continuam geneticamente iguais ao tecido original. Tais células podem ser transformadas em cultura, utilizando-se substâncias químicas, vírus ou agentes físicos, como a luz ultravioleta.

V. A transformação celular ocorre devido a mutações em genes responsáveis pelo controle do ciclo celular, os oncogenes e proto-oncogenes. A mutação pode resultar de uma fraca expressão de proto-oncogenes ou da ativação de genes supressores de tumor, cujo principal reflexo é a presença da telomerase ativa.

Está CORRETO o que se afirma, apenas, em

A
I e II.
B
I, II, III e V.
C
II, III e IV.
D
II, IV e V.
E
I e IV.