Imagem de fundo

Os três tipos básicos teóricos de curvas de sobrevivência das espécies estão representa...

Os três tipos básicos teóricos de curvas de sobrevivência das espécies estão representados na figura abaixo.

No caso da espécie humana, a curva de sobrevivência pode sofrer alterações em função de variações nos fatores que condicionam a saúde. Assim, uma curva do Tipo

A

I seria característica de populações de países desenvolvidos, nos quais a existência de melhores condições do meio ambiente e educação, entre outros, contribuem para que a mortalidade seja maior em idades mais avançadas.

B

I seria característica de populações de países pouco desenvolvidos, nos quais a inexistência de serviços adequados de saúde e a precariedade das moradias, entre outros, resultam em maior mortalidade nas idades iniciais.

C

II seria característica de populações de países em desenvolvimento, nos quais os fatores que condicionam a saúde começam a melhorar, de forma que a mortalidade nas idades iniciais é baixa, aumentando nas idades mais avançadas.

D

III seria característica de populações de países desenvolvidos, nos quais as melhores condições de renda, trabalho e transporte, entre outros, resultam em maior mortalidade nas idades mais avançadas.

E

III seria característica de populações de países pouco desenvolvidos, nos quais fatores como doenças infecciosas e saneamento ineficiente, entre outros, resultam em mortalidade alta em todas as idades.