Imagem de fundo

O crescimento populacional humano e a elevação nos padrões de consumo têm ocasionado um...

O crescimento populacional humano e a elevação nos padrões de consumo têm ocasionado um grande desequilíbrio ambiental, que se reflete na incapacidade de recuperação dos estoques de muitos recursos, na mesma velocidade com que são consumidos. Nesse contexto, é fundamental a consolidação de políticas sustentáveis que garantam condições adequadas de sobrevivência para as futuras gerações e que minimizem a pressão sobre o meio ambiente e sobre as outras espécies que dependem do planeta para sobreviver, sob pena de sérias consequências para o futuro da humanidade. Sendo assim, assinale a alternativa correta em relação à pegada ecológica.

A

É um modelo que permite estimar a quantidade do PIB necessário para sustentar uma dada população humana, considerando seu consumo de recursos naturais renováveis.

B

É um modelo que permite estimar a área necessária (em hectares) para sustentar uma dada população humana, considerando seu consumo de recursos naturais renováveis.

C

Os Estados Unidos é o país com a maior pegada ecológica do mundo, seguido pela China e Índia.

D

A reciclagem de materiais descartáveis e a recuperação de áreas degradadas não têm impacto significativo na diminuição da pegada ecológica de uma população.

E

A utilização de energias renováveis, a exemplo do xisto betuminoso para geração de energia limpa, poderia minimizar a pegada ecológica de alguns países ricos nesses recursos, como os Estados Unidos.