Imagem de fundo

O Brasil é atualmente o maior produtor mundial de maracujá, fruto produzido pelas plant...

O Brasil é atualmente o maior produtor mundial de maracujá, fruto produzido pelas plantas do gênero Passiflora. A preservação de fragmentos de mata nativa próximos aos pomares de maracujazeiro auxilia o produtor rural na produção dos frutos. Assinale a alternativa que CORRETAMENTE justifica a razão da associação entre a preservação de matas nativas e a produção comercial do maracujá:

A

As matas nativas próximas aos pomares de maracujazeiro alteram o microclima, promovendo queda da temperatura ambiente. Baixas temperaturas, por sua vez, proporcionam um maior crescimento dos maracujás produzidos.

B

A presença de uma mata nativa próxima ao pomar promove uma maior quantidade de chuvas locais. A maior umidade do ar gerada por chuvas frequentes impedem o desenvolvimento de doenças nas plantas, o que aumenta a produtividade do pomar

C

Uma mata nativa próxima ao pomar fornece proteção de uma alta incidência solar aos maracujazeiros, cujas flores desabrocham preferencialmente em áreas sombreadas.

D

As matas nativas são um ambiente adequado para a ocorrência das abelhas do gênero Xylocopa, popularmente conhecidas por mamangavas. A flor do maracujazeiro é polinizada principalmente por abelhas desse gênero, levando a um aumento da produção de frutos.