O consumo desenfreado de algumas matérias primas sem reposição, muitas atividades miner...

O consumo desenfreado de algumas matérias primas sem reposição, muitas atividades mineradoras, os desmatamentos de grandes áreas ou de áreas proteção permanente e a implantação extensiva de monoculturas têm provocado alterações nos ecossistemas. Atividades humanas que reduzem a biodiversidade do primeiro nível trófico podem ter profundos efeitos em toda a teia alimentar. Assim, é preciso preservar condições ambientais que favoreçam a sustentabilidade de ecossistemas. A poluição do ar, de solos e das águas, bem como alterações na cobertura e estrutura dos solos alteram no biótopo e podem ter profundos efeitos sobre a biocenose.

Para uma boa compreensão do texto acima, é preciso um letramento adequado (definição correta e mais completa possível) dos termos destacados em “negrito”.


Sobre os termos destacados, assinale a afirmação INCORRETA.

A

Ecossistema é qualquer unidade que inclui todos os organismos no local a interagir entre si e como o ambiente físico, de tal maneira que o fluxo de energia cria uma estrutura trófica, sustenta a diversidade e a circulação de substâncias e energia dentro do sistema.

B

Biótopo corresponde à área física na qual determinada comunidade vive, onde os fatores abióticos afetam diretamente a biocenose, e também são por ela influenciados.

C

Biodiversidade pode ser definida como a variabilidade entre todas as formas de vida, assim como os genes contidos em cada indivíduo, de complexos ecológicos dos quais fazem parte.

D

Biocenose é o conjunto de populações de diversas espécies que habitam uma mesma região num determinado período.

E

A teia alimentar refere-se ao nível de nutrição dos indivíduos onde cada espécie ocupa apenas um determinado nível trófico naquela comunidade.