Para se trabalhar a teoria evolutiva mais aceita atualmente, podemos acionar vários exe...

Para se trabalhar a teoria evolutiva mais aceita atualmente, podemos acionar vários exemplos práticos da dinâmica de populações, principalmente a partir de situações hipotéticas. Por exemplo, podemos considerar, junto aos estudantes, que numa área de floresta escura e úmida há populações de coleópteros claros e escuros. A população de indivíduos escuros é quase o dobro da população de indivíduos claros. Com base na teoria evolutiva mais aceita atualmente, assinale a alternativa correta.
A
As características de coloração das populações dos coleópteros supracitados são determinadas pelo ambiente e pela seleção artificial.
B
Os coleópteros escuros surgiram, a partir de mutações deletérias, como uma defesa ao ataque de seus predadores.
C
Os coleópteros escuros são mais difíceis de serem localizados que os claros, porque apresentam hábitos noturnos e, de tanto ficarem nas partes escuras da floresta, adquiriram coloração escura.
D
Há um favorecimento por meio da seleção natural dos coleópteros que, por alguma variação genética, são escuros, pois eles têm a vantagem de serem menos visíveis aos predadores.
E
Os coleópteros claros são fruto de uma mutação dos indivíduos escuros “normais”, pois a alteração do DNA propiciou um efeito no organismo de tais coleópteros.