Imagem de fundo

A sistemática é a ciência dedicada a inventariar e descrever a biodiversidade. Levando ...

1
Q808932
Teclas de Atalhos
Compartilhar

A sistemática é a ciência dedicada a inventariar e descrever a biodiversidade. Levando em consideração esta ciência, assinale a(s) alternativa(s) que corresponde as afirmativas verdadeiras.

I. Os sistemas de classificação que se baseiam em relações evolutivas são chamados sistemas naturais, enquanto os que não se baseiam nessas relações são chamados artificiais.

II. Chama-se cladogênese o conjunto de processos que promovem a especiação, isto é, a separação de uma população em duas e a subseqüente formação de novas espécies.

III. Para determinar o grau de parentesco evolutivo entre grupos podem ser usadas características anatômicas, fisiológicas, comportamentais ou moleculares.

IV. A sistemática filogenética busca identificar grupos monofiléticos, isto é, que incluam todos os descendentes de um ancestral com exclusivo.

V. As relações filogenéticas entre grupos podem ser apresentadas com diagramas na forma de árvores, as árvores filogenéticas, um tipo mais comuns de árvore filogenética e o cladograma.

Referente aos itens acima as informações CORRETAS está na alternativa:

A
III, IV, V.
B
I, II, III.
C
I, III, IV.
D
II, III IV.
E
Todas as afirmativas estão corretas.