O mecanismo da Hemóstase envolve a proteção do fluxo sangüíneo através de um circuito f...

O mecanismo da Hemóstase envolve a proteção do fluxo sangüíneo através de um circuito fechado de vasos, sob determinada pressão. Ocasional injúria à parede vascular, seja física, química ou por stress, a integridade dessa parede poderá estar comprometida, levando o indivíduo a uma situação de tendência hemorrágica.

Baseado nessas informações, assinale a alternativa correta.

A

Fragmentos celulares, chamados plaquetas, reagem à injúria ao vaso, estimulando o endotélio a liberar substâncias, como as Prostaglandinas, que estimulam o sangramento.

B

Pessoas que fizeram uso de Ácido Acetil Salicílico (AAS) terão a quebra definitiva de uma Enzima intraplaquetária – a Ciclooxigenase. O processo hemorrágico estará comprometido. Estudo da Agregação Plaquetária com ADP é o teste ideal para avaliar essa situação

C

Ocorrendo uma lesão vascular, uma seqüência de reações ocorrerá, com a finalidade de reter a hemorragia, na seguinte ordem: agregação plaquetária, adesividade plaquetária e subseqüente vasoconstricção com formação de um coágulo de fibrina

D

Pessoas que fizeram uso de Ácido Acetil Salicílico (AAS) terão a quebra definitiva de enzimas intraplaquetárias – as Prostaglandinas (PGE2, PGI2, etc.). O processo hemorrágico estará comprometido. O Tempo de sangramento e o teste de Fragilidade Capilar são os testes mais adequados para avaliar essa situação.

E

O uso de Ácido Acetil Salicílico (AAS) estimula a produção de Prostaglandinas, potente enzima intraplaquetária. Essa substância provoca o relaxamento da parede vascular, agravando o quadro hemorrágico.