Imagem de fundo

O formato da crista de galos é condicionado pela interação entre os pares gênicos R e E...

O formato da crista de galos é condicionado pela interação entre os pares gênicos R e E. Do cruzamento de indivíduos com crista Noz (RrEe) foi observada uma prole de 9 R_E_ (crista noz), 3 R_ee (crista rosa), 3 rrE_ (crista ervilha) e 1 rree (crista simples). Considerando que a proporção observada foi 9:3:3:1, a mesma obtida pela 2ª Lei de Mendel, o que diferencia ambos resultados?

A

A 2ª Lei de Mendel se refere às características das ervilhas, não sendo possível comparar os tipos de heranças de plantas e animais.

B

A herança para crista de galos é de interação gênica, onde dois pares de genes não-alelos interagem entre si, levando uma característica fenotípica (Ex. crista de galo). A segunda Lei de Mendel é baseada na segregação de dois pares de alelos, entretanto, cada par é responsável por uma característica fenotípica diferente (Ex. cor e textura da ervilha).

C

A herança para crista de galos é de interação alélica de epistasia, onde um alelo impede a manifestação de outro, já na segunda Lei de Mendel esse fenômeno é chamado de polialelia.

D

De acordo com as Leis de hereditariedade, a proporção de 9:3:3:1 é indicativa de 2ª Lei de Mendel, independente do número de caracteres fenotípicos observados.