Imagem de fundo

A respeito dos tipos de RNAs existentes, assinale a opção correta.

A respeito dos tipos de RNAs existentes, assinale a opção correta.

A

O RNA transportador (tRNA) adota uma conformação em “folha trevo” em sua estrutura secundária. Em sua estrutura primária, encontra-se o códon, que determina o aminoácido a ser adicionado à proteína nascente no momento da tradução.

B

Os snRNAs (small nuclear RNAs – ou pequenos RNAs nucleares) são pequenas sequências de RNAs, encontradas no núcleo, frequentemente, em associação com proteínas. A função dos snRNAs ainda não está completamente elucidada.

C

O RNA ribossomal (rRNA) participa no processo de tradução de proteínas, estando, para tanto, associado ao ribossomo. Nessa conformação, rRNA não consegue formar interações intramoleculares consigo mesmo, o que geraria as fitas duplas de RNA.

D

O RNA mensageiro (mRNA) sofre um processo de maturação que envolve a adição de uma guanina na extremidade 5’, bem como de uma cauda poli-A (adenosina) na extremidade 3’.

E

Os micro-RNAs são constituídos por uma dupla fita de 22-23 pares de bases e, em geral, exercem funções como estabilização de outros mRNAs nas células humanas.