Imagem de fundo

Surdez hereditária não-sindrômica compreende um conjunto de distúrbios genéticos que po...

Surdez hereditária não-sindrômica compreende um conjunto de distúrbios genéticos que podem ter mecanismo de herança autossômica recessiva, autossômica dominante, recessiva ligada ao cromossomo X ou mesmo mitocondrial. Dos casos de surdez hereditária não-sindrômica, 80% apresentam herança autossômica recessiva, sendo afetadas 4 em cada mil crianças.


Com base nas informações acima e em outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmação INCORRETA.

A

Casais com surdez hereditária autossômica podem ter filhos normais e casais normais podem ter filhos com surdez hereditária autossômica.

B

Não se pode afirmar que as frequências alélicas para surdez autossômica recessiva se manterão ao longo do tempo, pois a população humana pode apresentar cruzamentos preferenciais.

C

Os pais de mulheres afetadas por surdez congênita ligada ao sexo também apresentam o mesmo caráter e suas mães são, pelo menos, portadoras do alelo determinante do caráter.

D

Somente as mulheres transmitem a surdez mitocondrial para seus filhos, mas somente as suas filhas têm a capacidade de transmitir o caráter.

E

Um casal com surdez hereditária autossômica dominante, com pelo menos um dos pais de ambos com fenótipo normal, tem 50% de chance de ter um filho afetado pelo caráter.