Imagem de fundo

A colheita de madeira é uma atividade de grande importância no setor florestal, dada su...

A colheita de madeira é uma atividade de grande importância no setor florestal, dada sua elevada participação no custo final do produto. Em virtude da existência e interação de inúmeros e complexos fatores técnicos, econômicos, ambientais e ergonômicos que interferem de forma dinâmica nas operações e planejamento da colheita da madeira, torna-se essencial com vistas à organização, racionalização e otimização das operações. Existem diversos fatores ambientais que devem ser levantados e considerados. Marque a afirmativa INCORRETA com relação ao fator ambiental influenciando a colheita florestal:
A
Capacidade de suporte do terreno: o conhecimento da capacidade de suporte do terreno onde serão executadas as operações de colheita possibilita a delimitação das áreas críticas e a definição do maquinário.
B
Condições climáticas: as operações de colheita de madeira são influenciadas pela temperatura, umidade relativa, velocidade e direção do vento e precipitação.
C
Sistema de colheita: influencia o ambiente, pois existem máquinas que causam maior ou menor impacto, principalmente quanto à compactação de solo.
D
Grau de mecanização: geralmente, ao aumentar o grau de mecanização, aumenta-se a produtividade do sistema. Entretanto, é preciso lembrar que algumas variáveis podem comprometer essa relação, como declividade do terreno, volume de madeira por hectare, diâmetro e forma das árvores, entre outras.
E
Valores estéticos e paisagísticos: atualmente, os modelos de planejamento focalizam apenas o aspecto temporal, desconsiderando tomadas em razão da área da unidade que será colhida em determinado período de tempo.