Imagem de fundo

Um dado importante na restauração de florestas tropicais é a classe de substrato usado ...

Um dado importante na restauração de florestas tropicais é a classe de substrato usado para garantir a germinação de sementes e um bom desenvolvimento das mudas. Devem ser consideradas as seguintes características: boa estrutura e consistência, porosidade suficiente para boa drenagem e aeração das raízes, capacidade de retenção de água, ausência de sementes de ervas daninhas, viabilidade econômica e boa disponibilidade e facilidade de preparo. Assinale a alternativa que contém correta e respectivamente a classe, o exemplo e as vantagens de substratos comumente usados.
A
Grupo A; Composto orgânico de bovinos, casca de eucalipto e pinus, bagaço de cana e lixo urbano; Produzido por processos naturais, boa consistência, média a alta porosidade e retenção de água, fácil obtenção e baixo custo.
B
Grupo B; Turfa; Alta densidade, partículas grandes, elevando aeração e drenagem, equilíbrio entre macro e micro poros, difícil obtenção e baixo custo.
C
Grupo C; Casca de arroz carbonizada, cinza da caldeira de biomassa e bagaço de cana carbonizado; Formado a partir de processos naturais com alta atividade biológica, elevada capacidade de retenção de água e média e alta concentração de N, P e K.
D
Grupo D; Vermiculita; Baixa densidade global e alta porosidade (>80%), fácil obtenção, alto custo e isento de inóculos de doenças.
E
Grupo E; Terra de subsolo; Se mais argilosa, eleva a aeração e a drenagem, fácil obtenção e de baixo custo.