Com base nos conhecimentos relativos às características das espécies botânicas encontra...

Com base nos conhecimentos relativos às características das espécies botânicas encontradas na região da Serra Gaúcha, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1

1. Vriesea platynema.

2. Araucaria angustifolia.

3. Hydrangea macrophylla.

4. Rhododendron simsii.

Coluna 2

( ) Planta de arbusto lenhoso, muito florífero, formado por hibridações e seleção entre várias espécies. Apresenta altura de 1,0 a 2,0m, folhas decíduas ou semidecíduas. As flores são variadas e coloridas: brancas, vermelhas, arroxeadas, róseas, simples ou dobradas e surgem no outono-inverno, durando até a primavera.

( ) Espécie de conífera, dioica, perenifólia, heliófita que pode atingir alturas de 50m, com um diâmetro de tronco à altura do peito de 2,5m. Sua forma é única na paisagem brasileira, parecendo uma taça ou umbela. Ocupando uma área original de 200 mil km², a partir do século XIX foi intensamente explorada por seu alto valor econômico, dando madeira utilíssima e sementes nutritivas, e hoje seu território está reduzido a uma fração mínima, o que, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), coloca a espécie em Perigo Crítico de Extinção.

( ) Espécie de bromélia, ameaçada de extinção, classificada como "vulnerável", é típica da floresta de araucária e abundante na área do Pró-Mata. É considerada epífita, ou seja, vive em associação com outras plantas ou árvores, dividindo com elas nutrientes sem prejudicá-las.

( ) Espécie fanerógama arbustiva, nativa do Japão e China, atualmente cultivada como planta ornamental em várias regiões temperadas e subtropicais, incluindo algumas cidades do Rio Grande do Sul.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A

1 – 2 – 3 – 4.

B

4 – 2 – 1 – 3.

C

2 – 4 – 3 – 1.

D

3 – 2 – 1 – 4.

E

4 – 3 – 1 – 2.