Imagem de fundo

A fragmentação de ambientes naturais, especialmente florestas, cria paisagens semelhant...

A fragmentação de ambientes naturais, especialmente florestas, cria paisagens semelhantes a um mosaico, com manchas do habitat original separadas por outro tipo de ocupação. Isso acarreta uma série de alterações microclimáticas que se iniciam na periferia dos fragmentos (efeito de borda) e têm como consequência
A
maior penetração de luz no solo do que no interior da floresta fechada, estimulando a germinação de sementes de novas árvores e o crescimento de espécies climácicas que antes era inibido.
B
o aumento da temperatura do solo e o aquecimento do ar na parte mais periférica, estimulando o desenvolvimento da microbiota local, o que leva ao enriquecimento do solo.
C
a tendência de populações pequenas e isoladas a praticar endogamia, aumentando a heterozigose e a incidência de indivíduos geneticamente semelhantes, contribuindo assim para manutenção da espécie.
D
maior perda de umidade por evaporação e ressecamento do solo, possibilitando a proliferação de heliófitas, gramíneas e plantas arbustivas.
E
inibição ou redução da migração e da imigração de espécies exóticas para as áreas desmatadas circundantes e para o fragmento. Esse fenômeno é mais intenso quanto maior for a área do fragmento.