Imagem de fundo

No verão de 2010 a população do Brasil, sobretudo nas regiões Sul e Sudeste, foi durame...

No verão de 2010 a população do Brasil, sobretudo nas regiões Sul e Sudeste, foi duramente afetada por grandes inundações, que resultaram em perdas de vidas humanas e danos à infraestrutura. Tais acontecimentos, relacionados à intensidade do El Niño, são potencializados em função das alterações impostas ao ciclo hidrológico. Com relação a esse tema afirma-se que:

I. A impermeabilização do solo nas cidades e a substituição de florestas por cultivos agrícolas no campo dificultam e/ou diminuem a infiltração de água no solo, resultando em aumento do volume do escoamento superficial.

II. O fenômeno El Niño ocorre anualmente como consequência da elevação anormal da temperatura das águas do setor centro-leste do oceano Pacífico, predominantemente na sua faixa equatorial, e provoca mudanças significativas no clima mundial.

III. O desmatamento interfere nas vias de transporte da água para o compartimento atmosférico e para o subsolo devido, respectivamente, ao aumento da evapotranspiração e ao aumento do escoamento superficial.

IV. As grandes enchentes, por um lado, resultam das alterações do ciclo hidrológico e, por outro, causam tais alterações devido ao maior carreamento de substâncias em função do escoamento superficial aumentado.

Está correto o que se afirma APENAS em

A

I.

B

I e II.

C

I,III e IV.

D

II, III e IV.

E

III e IV.