Imagem de fundo

Atualmente existem evidências crescentes da importância da circulação oceânica sobre o ...

Atualmente existem evidências crescentes da importância da circulação oceânica sobre o ambiente costeiro, o que tem motivado diversos estudos sobre a física dos oceanos e sobre a hidrodinâmica da plataforma continental. Uma característica marcante que difere escoamentos de grande escala, oceânicos, de escoamentos de pequena escala, costeiros, é a importância relativa da rotação da terra, caracterizada pela aceleração de Coriolis. Sobre este assunto, considere as seguintes afirmativas:

I – O parâmetro físico que permite definir quando a rotação da terra é importante para os escoamentos é o número de Rossby. A rotação passa a ser importante quando o número de Rossby tem valores próximos de um, e vai se tornando mais importante à medida que o número de Rossby vai aumentando.

II – Outro parâmetro importante é o raio de deformação de Rossby, que é uma escala espacial na qual forças gravitacionais e a força de Coriolis têm magnitude semelhante.

III – Nos casos para os quais a rotação é dominante podese aplicar a geostrofia a partir de medições de temperatura e salinidade da água e do cálculo do parâmetro de Coriolis. Porém, quando a rotação não é importante, o cálculo geostrófico deve ser simplificado, sendo efetuado para um valor constante do parâmetro de Coriolis.

Estão corretas apenas as afirmativas:

A

I

B

II

C

III

D

I e III

E

II e III