Imagem de fundo

Um professor acredita que para ensinar a essência do pensamento científico não é precis...

1
Q1075636
Teclas de Atalhos
Compartilhar

Um professor acredita que para ensinar a essência do pensamento científico não é preciso, necessariamente, trabalhar em um laboratório. Com isso em mente, ele resolveu conduzir um experimento no pátio da escola, cujo objetivo era verificar a preferência de abelhas entre dois tipos de refrigerante, A e B. Utilizando materiais simples, ele montou o experimento conforme mostra a tabela.


Os alunos ficaram encarregados de contar o número de abelhas que visitaram as garrafas no intervalo de uma aula. Os resultados obtidos estão na última coluna da tabela.


Número da garrafa

Cor da garrafa

Tipo de refrigerante

Número de abelhas em uma hora

1

verde

A

15

2

verde

B

6

3

vermelha

A

18

4

vermelha

B

5

5

verde

sem

1

6

vermelha

sem

0


De acordo com a montagem do experimento e seus resultados, o experimento

A

demonstra claramente que as abelhas não têm preferência específica por um tipo de refrigerante.

B

mostra que as abelhas visitam igualmente as garrafas com e sem refrigerante.

C

indica que as abelhas não preferem um tipo específico de refrigerante e sim uma cor de garrafa.

D

permite tirar conclusões sobre o tipo de refrigerante preferido pelas abelhas.

E

mostra que o refrigerante B tem um teor de açúcar muito maior que o do refrigerante A.