O aparecimento do microscópio eletrônico de transmissão (MET) revolucionou a pesquisa c...

O aparecimento do microscópio eletrônico de transmissão (MET) revolucionou a pesquisa científica, aprimorando drasticamente várias áreas, tanto das ciências biológicas quanto da ciência dos materiais. Como resultado das novas observações que ele tornou possíveis, a compreensão da organização dos tecidos vegetais e animais foi enormemente ampliada, e muitos conceitos a respeito da construção e função celulares foram radicalmente alterados. Com relação à microscopia eletrônica de transmissão, assinale a alternativa correta.

A

No MET, a imagem é formada por dois tipos de elétrons: os transmitidos, que atravessam o espécimen em estudo, e os elasticamente espalhados, que proporcionam o contraste obtido pelo efeito de dispersão ou espalhamento (scattering).

B

A microscopia eletrônica de transmissão envolve um feixe de elétrons de alta voltagem, emitido por um cátodo (usualmente um filamento de tungstênio) e focado por eletrostática e por lentes eletromagnéticas.

C

A etapa de contrastação realizada para o preparo das amostras a serem analisadas no MET é realizada por meio da impregnação da amostra com metais pesados, e tem a finalidade de estabilizar proteínas e lipídios, visto que a uranila tem afinidade com ambos.

D

A microscopia eletrônica é capaz de produzir imagens de alta resolução e apresenta como vantagens o baixo custo e a baixa toxicidade dos corantes utilizados no processamento de materiais.

E

Um dos fatores que limitam a resolução do MET é conhecido como aberração cromática, a qual compreende um efeito óptico causado pelo aumento da refração dos raios luminosos, que ocorre quando esses atingem uma lente ou um espelho próximo aos respectivos limites ou às bordas, em comparação com os raios que atingem a região central da lente ou espelho.