Imagem de fundo

A principal função de qualquer microscópio é obter imagens ampliadas de objetos de dime...

A principal função de qualquer microscópio é obter imagens ampliadas de objetos de dimensões extremamente pequenas e difíceis de serem observadas por olho humano. A respeito de microscopia, assinale a opção correta.

A

Em microscópio eletrônico de varredura são observados cortes ultrafinos que variam de 500 a 5000Å de espessura, objetivando a visualização da estrutura interna de células.

B

O óleo de imersão utilizado em microscopia óptica apresenta o índice de refração semelhante ao do vidro, e tem como função permitir a dispersão, dos raios luminosos, que atravessam a “lâmina-óleo”, permitindo a entrada de um grande cone de luz na objetiva.

C

O limite máximo de resolução dos microscópios é estabelecido pelos efeitos de difração, devido ao comprimento de onda da radiação incidente.

D

O princípio de um microscópio eletrônico de varredura consiste em utilizar um feixe catiônico para explorar a superfície da amostra, ponto a ponto, por linhas sucessivas e transmitir o sinal do detector a uma tela catódica cuja varredura esteja perfeitamente sincronizada com aquela do feixe incidente.

E

O princípio de um microscópio eletrônico de transmissão consiste em utilizar um feixe de elétrons oriundo do aquecimento de um filamento de tungstênio, alinhado por lentes eletromagnéticas dispostas dentro de um tubo com pressão superior à atmosférica.