O advento da técnica de microscopia eletrônica de varredura (MEV) possibilitou muitos a...

O advento da técnica de microscopia eletrônica de varredura (MEV) possibilitou muitos avanços na área forense, tomando-a rapidamente uma das ferramentas mais poderosas, eficientes e precisas. O princípio de funcionamento da MEV baseia-se na geração de um feixe de elétrons a partir de um filamento envolto em um campo com diferença de potencial, que direciona o feixe.

DOREA, L. E.; QUINTELA , V.; STRUMYOLL, V. P.; TOCCHETTO, D. Criminalística. 4. ed. Campinas: Millennium Editora, 2010, com adaptações.


A interação do feixe de elétrons com a amostra origina uma série de fenômenos físicos, os quais podem ser medidos por vários detectores. Entre eles, os mais comuns detectam elétrons


A

transmitidos, que indicam a composição da amostra, e elétrons espalhados, que fornecem informações quanto à topografia da amostra.

B

transmitidos, que fornecem detalhes do interior da amostra, e elétrons retroespalhados, que indicam a morfologia da amostra.

C

primários, que fornecem dados quanto à superfície da amostra, e elétrons secundários, que permitem identificar a composição e topografia da amostra.

D

secundários, que fornecem informações quanto à superfície da amostra, e elétrons retroespalhados, que fornecem informações quanto à composição e topografia da amostra.

E

livres, que fornecem informações quanto à morfologia da amostra, e elétrons de camadas mais internas, que indicam a composição da amostra.