Imagem de fundo

Observe as imagens, a seguir: Sobre elas, é CORRETO afirmar que

1
Q923003
Teclas de Atalhos
Compartilhar

Observe as imagens, a seguir:

Sobre elas, é CORRETO afirmar que

A
na imagem 1, observam-se cianobactérias, bactérias fotossintetizantes, que apresentam, em suas células, uma parede celular rígida, responsável pela forma da célula e que a protege de rupturas e das alterações hidrosmóticas. No citoplasma dessas células, além da clorofila, encontram-se também a ficobilina e ficoretrina, pigmentos guardados dentro dos cloroplastos, que realizam a fotossíntese.
B
na imagem 1, observam-se bactérias; células procarióticas constituídas por membrana plasmática, revestida por uma parede bacteriana e uma cápsula lipídica. No citoplasma dessas células procarióticas, são encontrados o nucleoide, que contém o cromossomo bacteriano, um filamento circular de RNA e os plasmídios, além de organelas, como ribossomos, que realizam a síntese proteica e mesossomos, que secretam enzimas.
C
nas imagens 1, 2 e 3, são observados, respectivamente, cianofíceas, enterócitos e vírus. Todos são considerados seres vivos, uma vez que apresentam membrana plasmática lipoproteica como envoltório limitante, material genético do tipo DNA ou RNA e citoplasma rico em organelas endomembranosas, como mitocôndrias e ribossomos, especializadas em diversas funções de acordo com cada célula.
D

na imagem 2, observam-se enterócitos, células do intestino, que formam o epitélio simples cilíndrico com microvilosidades. O polo apical de células eucarióticas animais, como os enterócitos, apresenta numerosos prolongamentos finos, chamados de microvilos ou microvilosidades, cuja função é aumentar a área de contato celular e facilitar absorção de nutrientes.

E
na imagem 3, observam-se micoplasmas, bactérias semelhantes ao vírus (na imagem 1); medem entre 0,2 a 2 μm; apresentam membrana plasmática rica em esteroides como o colesterol, que lhe confere estabilidade e uma parede celular igual à das bactérias Gram negativas. O citoplasma é rico em lisossomos, vacúolos e grânulos de lipídios.