A evolução da espécie humana sempre esteve intimamente relacionada à obtenção e uso de ...

A evolução da espécie humana sempre esteve intimamente relacionada à obtenção e uso de energia, como nas demais espécies. Um diferencial da espécie humana, no entanto, reside no fato de utilizar não apenas a energia somática, que é obtida por meio do alimento, mas também enormes quantidades de energia extrassomática, cuja produção tem alterado significativamente o ambiente. Uma vez que, dificilmente, a espécie diminuirá de modo significativo o consumo de energia extrassomática, uma alternativa é a utilização de energias menos impactantes. Entre estas energias ditas alternativas está aquela proveniente
A

da biomassa, cuja produção ocorre através da fotossíntese e cujo aproveitamento, portanto, não resulta na produção de gases de efeito estufa ou prejudiciais à saúde.

B

do vento, cuja produção depende basicamente das variações do tempo e da localização da usina e que, assim como a energia hidrelétrica, não representa ameaça à biodiversidade.

C

do sol que, apesar de relativamente ainda pouco utilizada, será uma das principais opções no futuro com a vantagem de se ter aproveitamento total da energia emitida pelo astro.

D

das marés, cujo aproveitamento pode se basear na movimentação natural das ondas para girar turbinas e produzir eletricidade.

E

de fonte nuclear que, ao contrário de outras formas de energia, não produz gases de efeito estufa, ou seja, não causa poluição.