Imagem de fundo

A simples presença da água garante que as demais moléculas formem o fluido celular e at...

A simples presença da água garante que as demais moléculas formem o fluido celular e atinjam seus destinos, seja de forma casual, seja de forma mediada por receptores ou outras maneiras de reconhecimento e de movimento. Em se tratando da água, qual das afirmativas abaixo está CORRETA.

A

A polaridade dos átomos que formam a água em consequência do arranjo estrutural da molécula, proporciona que suas moléculas tenham dificuldade de se atraírem umas às outras, criando novas interações tanto no estado sólido quanto no líquido.

B

As pontes de hidrogênio dificultam a separação entre as moléculas de água e fazem com que haja a necessidade de uma maior quantidade de energia para que ocorra a separação.

C

A natureza apolar da água pode atrair regiões polares de outras moléculas e isso resultar em uma separação dessas moléculas, com conseqüente dissolução das mesmas.

D

As moléculas apolares não são atraídas pela água e, por isso, elas são, em geral, solúveis e por não se misturarem à água, elas são ditas hidrofílicas.

E

As pontes de hidrogênio da água determinam que seu ponto de fusão e de solidificação seja muito superior ao de outras moléculas cuja massa é menor ou que apresentam a mesma forma geométrica.