De acordo com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), os principai...

De acordo com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), os principais desafios para garantir a preservação e o uso racional dos recursos naturais da região incluem a definição de estratégia relativa a abastecimento urbano, aproveitamento energético, irrigação, navegação, piscicultura, dessedentação de animais, lazer e turismo em toda bacia; a resolução de conflitos entre a demanda para usos consuntivos e a insuficiência de água em períodos críticos; a implementação de sistemas de tratamento de esgotos domésticos e industriais; a racionalização do uso da água para irrigação no médio e sub-médio São Francisco; o estabelecimento de estratégias de prevenção de cheias e proteção de áreas inundáveis; e a definição de programas para uso e manejo adequado dos solos.

Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta.

A

O assoreamento dos rios que compõem a bacia hidrográfica do rio São Francisco é um dos motivos para que o CBHSF proponha a definição de programas para manejo e uso adequado do solo.

B

Os impactos da atividade humana na bacia hidrográfica do rio São Francisco não se relacionam às cheias ocorridas na região, que decorrem essencialmente do aumento das chuvas.

C

O tratamento de efluentes domésticos e industriais é essencial nas cidades que margeiam a calha principal do rio São Francisco, mas não nos municípios banhados apenas por seus afluentes.

D

A quantidade de água disponibilizada para a irrigação nos trechos médio e sub-médio do rio São Francisco é ilimitada, sendo a qualidade da água o motivo de preocupação do CBHSF.