A exploração da água subterrânea no Brasil cresceu muito nos últimos anos para atender ...

A exploração da água subterrânea no Brasil cresceu muito nos últimos anos para atender diversos setores, como o urbano, o industrial e o agrícola. No entanto, essa forma de exploração está sendo realizada de forma desordenada em muitos locais, motivada, entre outros, pela falta de planejamento e legislação adequada, que, aliada ao desconhecimento da capacidade de recarga dos aquíferos, gera frequentemente problemas de redução da disponibilidade e qualidade da água. Com relação à exploração da água subterrânea, assinale a opção correta.

A

Para se descrever o estado de um aquífero, pode-se utilizar o método que usa parâmetros concentrados, sendo de finalidade operativa, e o método com parâmetros distribuídos, usado em estudos econômicos para analisar o mérito da exploração de um aquífero para o desenvolvimento agrícola em um horizonte definido de tempo.

B

Em condições naturais, o aquífero permite que a água se movimente em quantidades significativas; o aquiclude pode conter água, mas sem condições de movimentá-la de um lugar para outro em quantidades significativas; e o aquitardo é semipermeável e transmite água a uma taxa muito baixa em relação ao aquífero.

C

Em relação à atmosfera, a pressão da água nos poros acima da linha de saturação é negativa e sua distribuição, quando em equilíbrio, independe do tipo de formação, uma vez que a água dessa zona consegue entrar em poços, drenos e galerias por percolação gravitacional.

D

No aquífero artesiano, a elevação da superfície piezométrica está abaixo da superfície do terreno e, no aquífero freático, a superfície piezométrica está acima ou no nível do terreno.