Imagem de fundo

O rotavírus atinge pessoas de todas as idades em todas as partes do mundo. Entretanto, ...

O rotavírus atinge pessoas de todas as idades em todas as partes do mundo. Entretanto, esse vírus vem sendo considerado, em todo o mundo, o principal responsável por diarréia em crianças menores de cinco anos. As práticas higiênicas tradicionais e universais, tão importantes na profilaxia da gastroenterite por outros patógenos, parecem não ter grande impacto na incidência da infecção pelo rotavírus. Evidências nesse sentido são as extensas epidemias cíclicas da doença em países desenvolvidos. Nesse sentido, além de ser necessária a observação de normas rígidas de higiene, várias medidas são preconizadas para a sua prevenção. Nesse contexto, assinale a opção que melhor expressa orientações de prevenção contra o rotavírus.

A

Deve-se utilizar antibióticos de modo a minimizar os efeitos do rotavírus.

B

Os cuidados com a criança com diarréia por rotavírus devem ser diferentes daqueles empregados para as diarréias em geral.

C

Lavagem de mãos, controle da água e dos alimentos, destino adequado dos dejetos e do esgoto são de fundamental importância na prevenção à infecção por rotavírus.

D

Devem-se adotar medidas rígidas de higiene, vacinação e estímulo ao aleitamento materno, este último em razão dos elevados níveis de anticorpos contra o rotavírus presentes no leite.