Imagem de fundo

Praticamente, todos os quelicerados atuais são aracnídeos, dos quais existem aproximada...

1
Q484333
Teclas de Atalhos
Compartilhar

Praticamente, todos os quelicerados atuais são aracnídeos, dos quais existem aproximadamente 70.000 espécies descritas e um milhão estimadas. Este táxon inclui animais bem conhecidos, como as aranhas, escorpiões, ácaros e carrapatos. Em relação à Classe Arachnida, analise as alternativas abaixo, escrevendo (V) para verdadeiro e (F) para falso:

I ( ) Os táxons de aracnídeos compartilham um plano quelicerado básico com o corpo dividido em dois tagmas, um cefalotórax anterior e um abdome posterior.

II ( ) O cefalotórax não segmentado está coberto dorsalmente por uma carapaça, que é um esclerito dividido na maioria dos táxons, embora em alguns grupos esteja fundido.

III ( ) Os aracnídeos, com exceção de alguns ácaros e opiliões, são carnívoros. A digestão se inicia externamente, apenas alimento líquido entra pela boca.

IV ( ) Os órgãos das trocas gasosas dos aracnídeos são os pulmões foliáceos ou traqueias, ambos invaginações do exoesqueleto para dentro da hemocele.

V ( ) O coração é um tubo muscular ventral na parte anterior do abdome e geralmente se estende para dentro do cefalotórax.

A sequência correta é:

A

V F V F F

B

F V F V V

C

V F V V F

D

V F F V V

E

F F V V F