RAID, que significa Redundant Arrays of Independent Disks (Matriz Redundante de Discos ...

1
Q376968
Teclas de Atalhos
Compartilhar

RAID, que significa Redundant Arrays of Independent Disks (Matriz Redundante de Discos Independentes), é um conjunto de discos físicos de armazenamento que atua como se fosse apenas um disco lógico. Apesar de possuir vantagens, como desempenho e capacidade de armazenamento superiores, o RAID possui limitações.

Entre as limitações do RAID, NÃO se inclui o(a)

A

aumento de falhas – o risco de falhas aumenta de acordo com a quantidade de discos nos quais um conjunto de dados é separado. Isso ocorre porque a perda de qualquer uma das faixas de dados pode acarretar a invalidação de todo o conjunto.

B

dificuldade de manipulação – não há sistema operacional capaz de gerenciar múltiplos discos físicos; dessa forma, o controle deve ser feito todo manualmente e em linguagem de máquina.

C

overhead – em alguns casos, o desempenho de gravação do conjunto pode ser inferior ao esperado, pois, nos casos em que há redundância de dados, esses dados precisam ser escritos várias vezes.

D

substituição do uso de backups – não se deve implementar um sistema de RAID com a intenção de eliminar o uso de outras mídias para backups.