Imagem de fundo

A rapidez de acesso à memória principal, sua capacidade de armazenamento, a velocidade ...

A rapidez de acesso à memória principal, sua capacidade de armazenamento, a velocidade do clock, dentre outras, são características fundamentais de um computador digital. Considerando sua arquitetura e organização, pode-se afirmar que
A
um processador com 3 GHz completa 3 milhões de ciclos por segundo e, em cada um desses ciclos, envia instruções para as unidades do computador. 1 GHz representa um milhão de ciclos por segundo, sendo uma medida de rapidez da CPU.
B
na placa-mãe ficam encaixados o firmware e os pentes de memória RAM da máquina. É para a RAM, a memória de acesso aleatório, que são transferidos os programas e os dados envolvidos nas operações da CPU.
C
memória cache é um tipo de memória flash de alta velocidade de acesso, cujo objetivo é aumentar a velocidade de transferência de dados e instruções, mantendo acessíveis os dados que são mais solicitados.
D
seguindo o modelo de arquitetura John von Neumann, os computadores digitais possuem 5 divisões principais: a unidade lógica aritmética, a unidade de controle, a memória RAM, a memória cache com os registradores e o BIOS. Estas unidades são ligadas através de barramentos específicos.
E
a CPU tem 3 funções básicas: realizar operações lógicas e aritméticas, manter o funcionamento do conjunto através da unidade de controle, e interpretar e gerenciar a execução de cada instrução dos programas.