Imagem de fundo

Uma das metas do programa MPS.BR é definir e aprimorar um modelo de melhoria e avaliaçã...

Uma das metas do programa MPS.BR é definir e aprimorar um modelo de melhoria e avaliação de processo de software e serviços. O Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW) define níveis de maturidade que são uma combinação entre processos e sua capacidade. Neste modelo,
A
a definição dos processos segue os requisitos para um modelo de referência de processo apresentados na ISO/IEC 20968, declarando o propósito e os resultados esperados de sua execução.
B
a capacidade do processo é a caracterização da sua habilidade para alcançar os objetivos atuais de negócio. Está relacionada com o atendimento aos requisitos associados aos processos de um determinado nível de capacidade.
C
a escala de maturidade se inicia no nível A e progride até o nível G. Para cada um destes 7 níveis de maturidade é atribuído um perfil de processos que indicam onde a organização deve colocar o esforço de melhoria.
D
o progresso e o alcance de um determinado nível de maturidade são obtidos quando são atendidos os propósitos e todos os resultados esperados dos respectivos processos e os resultados esperados dos atributos de processos estabelecidos para aquele nível.
E
os processos são descritos em termos de propósito e resultados. O propósito estabelece os resultados a serem obtidos com a efetiva implementação do processo. Os resultados descrevem o objetivo geral a ser atingido durante a execução do processo.