A ITIL (Information Technology Infrastructure Library) foi desenvolvida a partir de uma...

A ITIL (Information Technology Infrastructure Library) foi desenvolvida a partir de uma encomenda do governo britânico, que não estava satisfeito com o nível de qualidade dos serviços de TI a ele prestados. Com relação à versão 3 da ITIL, denominada V3, lançada em 2007 e posteriormente atualizada em 2011, é INCORR ETO afirmar que
A
medições feitas pelo Gartner Group mostraram que a migração de uma situação em que não há qualquer processo de Gerenciamento de serviços de TI para a adoção completa das melhores práticas, poderá reduzir o Custo Total de Propriedade de uma organização para valores próximos da metade.
B
para empresas que já possuem serviços consolidados, em operação por muito tempo, parece lógico iniciar o Ciclo de vida proposto no ITIL pelas atividades do 5º Estágio, de Melhoria contínua de serviço, para se fazer sistematicamente melhorias incrementais e de larga escala na qualidade do serviço, nas metas de eficiência operacional, etc.
C
a ITIL oferece um esquema de qualificação em três níveis, sendo que o nível Intermediário exige a chamada Corrente do ciclo de vida que possui um módulo para cada um dos cinco estágios do ciclo de vida valendo três créditos cada, e o nível Avançado pode ser atingido pela chamada Corrente de capacitação, que possui mais quatro módulos valendo quatro créditos cada.
D
a ITIL V3, com sua abordagem de ciclo de vida, permite que se tenha uma visão do gerenciamento de serviços pela perspectiva do próprio serviço, em vez de focar em cada processo ou prática por vez.