Imagem de fundo

Um SGBD − Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados é uma coleção de programas q...

Um SGBD − Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados é uma coleção de programas que permitem ao usuário definir, construir e manipular Bases de Dados para as mais diversas finalidades. Para que um sistema de manipulação de dados seja considerado um SGBD, deve conter determinadas características, dentre as quais destacam-se:

I. Auto-contenção − Um SGBD não contém apenas os dados em si, mas armazena completamente toda a descrição dos dados, seus relacionamentos e formas de acesso, sem depender de nenhum programa externo para isso.

 II. Independência dos dados − As aplicações devem estar imunes a mudanças na estrutura de armazenamento ou na estratégia de acesso aos dados. Nenhuma definição dos dados deverá estar contida nos programas da aplicação.

III. Visões − Um SGBD deve permitir que cada usuário visualize os dados de forma diferente daquela existente previamente no Banco de Dados.

 IV. Transações − Um SGBD deve gerenciar completamente a integridade referencial definida em seu esquema, mesmo que tenha que se valer do auxílio de um programa aplicativo.

 É correto o que consta em

A

II e III, apenas.

B

I, II, III e IV.

C

I e III, apenas.

D

II e IV, apenas.

E

I, II e III, apenas.