Imagem de fundo

Os dados para suporte à decisão são conceitualmente diferentes dos dados usados nos ban...

Os dados para suporte à decisão são conceitualmente diferentes dos dados usados nos bancos de dados para processamento de transações. Esses últimos, também conhecidos como banco de dados operacionais, trabalham com dados pormenorizados, próprios para tratar questões como rastrear pedidos, resolver reclamações de cliente, atender às necessidades dos funcionários, etc. Em contraposição, os bancos para suporte à decisão, são estruturados a partir da transformação dos dados dos bancos operacionais, com o objetivo de facilitar a integralização dos diferentes processos de negócios, mantendo o desempenho de acesso.


Um modelo de dados Multidimensional é muito adequado à representação de dados e às operações próprias ao processamento de suporte à decisão. Com relação aos recursos e técnicas característica a dados multidimensionais, assinale a afirmativa CORRETA.

A

O ROLAP (Relational OLAP) é uma alternativa proposta pelos fornecedores de SGBDs relacionais, que ampliaram seus produtos para oferecer uma arquitetura em que o armazenamento de dados multidimensionais é feito em bases de dados relacionais, o que permite utilizar linguagem SLQ para consulta, facilitando a construção e acesso aos datawarehouses, bem como a otimização dessas consultas, o que proporciona bom desempenho a esse tipo de solução.

B

Os dados de movimentação dos sistemas-fonte oferecem a base para atualizar um datawarehouse, afetando fatos e/ou dimensões. Os dados de movimentação ditos cooperativos envolvem a captura das atividades nos sistemasfonte a partir dos registros de log, cuja disponibilidade é imediata. Contudo, é necessária uma quantidade de processamento significativa para extrair dados úteis.

C

Dois exemplos de problemas comuns relativos à qualidade dos dados, que devem ser tratados nas fases de propagação e notificação do fluxo de trabalho para a manutenção de um datawarehouse, são do tipo transação orfanada – em que elementos importantes da transação são perdidos – e dados conflitantes – em que diferentes fontes apresentam conflito de dados, como endereços diferentes para o mesmo cliente.

D

No processo de renovação de um datawarehouse, a diferença de tempo de carga é a diferença entre a ocorrência de um evento no mundo real e seu armazenamento em um banco relacional (tempo de transação), para, na sequência, ocorrer o armazenamento do evento em um datawarehouse.

E

A tecnologia de armazenamento MOLAP (Multidimensional OLAP) permite a manipulação direta de cubos armazenados pré-calculados – com características exclusivas como esparsidade e agregação complexa, o que permite desempenho de consulta melhor do que as de abordagens concorrentes.