Imagem de fundo

Embora os diagramas de seqüência e de colaboração na notação UML sejam semanticamente e...

Embora os diagramas de seqüência e de colaboração na notação UML sejam semanticamente equivalentes, sabe-se que eles não explicitam visualmente a mesma informação. Analisando as sentenças afirmativas abaixo, que tratam das diferenças apresentadas entre esses dois diagramas,  identifique com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):

( ) Um diagrama de colaboração enfatiza a organização dos objetos que participam de uma interação, enquanto um diagrama de seqüência enfatiza o ordenamento temporal das mensagens trocadas entre os objetos em uma interação.

( ) Um diagrama de colaboração representa diretamente o período de tempo de existência de um objeto transiente através da linha de vida (lifeline) desse objeto, enquanto um diagrama de seqüência não mostra explicitamente a linha de vida correspondente ao período de tempo de existência de um objeto transiente, embora mostre as mensagens para criação e destruição do mesmo.

( ) Um diagrama de colaboração capta visualmente o fluxo de controle entre os objetos de uma interação ao longo do tempo, enquanto um diagrama de seqüência capta visualmente o fluxo de controle no contexto da organização estrutural dos objetos de uma interação.

( ) Um diagrama de colaboração usa um número de seqüência prefixado às mensagens para indicar a ordem no tempo do envio de mensagens entre os objetos de uma interação, enquanto um diagrama de seqüência usa o eixo y (de cima para baixo) para indicar a ordem temporal do envio de mensagens entre os objetos, que ficam dispostos ao longo do eixo x (da esquerda para a direita).

( ) Um diagrama de colaboração mostra explicitamente as ligações (links) entre os objetos de uma interação, enquanto um diagrama de seqüência permite mostrar explicitamente o retorno de uma mensagem enviada a um objeto. A seqüência correta é:

A
V F F F V
B
F F V V F
C
F V V F F
D
V F F V V
E
V V F V V