Questões de Concurso de Fluidodinâmica - Ciências Aeronáuticas

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Questão de Concurso - 668569

Concurso DCTA Tecnologista Júnior - Área Aeronáutica 2013

Questão 35

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Um avião passa sobre um observador em repouso, voando acima da velocidade do som. Depois de três segundos, o observador ouve o barulho provocado pelas ondas de pressão. Conhecendo a velocidade do som nesta situação c = 300 m/s e o ângulo β = 30°, formado pelo cone das ondas de pressão, assinale a alternativa que representa a altura do avião ao passar sobre o observador. O ângulo β é formado pela reta horizontal e pela reta inclinada que chega até o observador, ambas passando pelo avião.

Adote: tg 30 = 1/31/2

  • A.

    200 x 21/2 m

  • B.

    300 x 21/2 m

  • C.

    400 x 21/2 m

  • D.

    600 x 21/2 m

  • E.

    600 x 31/2 m

Questão de Concurso - 668582

Concurso DCTA Tecnologista Júnior - Área Aeronáutica 2013

Questão 48

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Considere um fluxo de ar escoando ao logo de uma superfície de forma alongada, e a possibilidade de a camada-limite sofrer um descolamento da superfície, provocando turbulências que alteram a força de arraste sobre o corpo. Examine as afirmações a seguir e assinale a que apresenta corretamente uma análise do comportamento do ar e das forças que interagem com o corpo.

  • A.

    O deslocamento da camada-limite causa um gradiente adverso de pressão, provocando um aumento da força de arraste em virtude do aumento da tensão de cisalhamento.

  • B.

    Um perfil aerodinâmico de forma alongada diminui a possibilidade do descolamento da camada-limite, portanto, quanto mais alongado for o corpo, menor será a força de arraste.

  • C.

    Em um perfil aerodinâmico muito alongado onde não se verifica o descolamento da camada-limite, a força de arraste é nula.

  • D.

    A força de arraste depende da forma da superfície, mas não depende da área da superfície envolvida pelo ar.

  • E.

    A melhor forma aerodinâmica é aquela que concilia os menores efeitos de descolamento da camada-limite com a menor superfície sujeita à tensão de cisalhamento.

Questão de Concurso - 666031

Concurso DCTA Pesquisador - Assistente de Pesquisa - Área Aerodinâmica 2013

Questão 75

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

  • A.

    hiperb¨®lico se M¡Þ for maior que 1.

  • B.

    hiperb¨®lico se M¡Þ for igual a zero.

  • C.

    el¨ªptico se M¡Þ for maior que 1.

  • D.

    parab¨®lico se M¡Þ for igual a zero.

  • E.

    parab¨®lico se M¡Þ for menor que 1.

Questão de Concurso - 666033

Concurso DCTA Pesquisador - Assistente de Pesquisa - Área Aerodinâmica 2013

Questão 77

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Considere as equações de Navier-Stokes com média de Reynolds (RANS) aplicáveis ao regime turbulento. Para fixar ideias, considera-se o regime incompressível tal qual é utilizado na aerodinâmica em baixa velocidade. Dos modelos clássicos de turbulência, os mais simples são baseados no conceito de comprimento de mistura. Considerando os modelos mais simples, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O modelo do comprimento de mistura de Prandtl não é baseado na hipótese de Boussinesq.

  • B.

    Apesar de existir um coeficiente de viscosidade turbulenta, não é definido o coeficiente de velocidade cinemática turbulenta.

  • C.

    Analogamente ao coeficiente de viscosidade molecular, o coeficiente de viscosidade turbulenta é uma propriedade do fluido.

  • D.

    São modelos de uma equação de acordo com a classificação normalmente utilizada no modelamento da turbulência utilizado na mecânica dos fluidos computacional.

  • E.

    Vários modelos são baseados na hipótese de Boussinesq.

Questão de Concurso - 666035

Concurso DCTA Pesquisador - Assistente de Pesquisa - Área Aerodinâmica 2013

Questão 79

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Existem basicamente dois tipos de túneis de vento para ensaios em baixa velocidade: os de circuito aberto e os de circuito fechado. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O custo da construção de um túnel de circuito aberto é maior que o de circuito fechado.

  • B.

    O túnel de circuito fechado requer mais energia para uma dada secção de ensaio e velocidade.

  • C.

    Visualizações com fumaça são mais adequadas de serem feitas em túneis de circuito fechado.

  • D.

    Túneis de circuito aberto produzem menos ruídos.

  • E.

    Os túneis de circuito aberto podem ter secções de ensaio abertas ou fechadas.

Questão de Concurso - 575809

Concurso SAEB Especialista em Meio Ambiente - Área Engenharia 2012

Questão 76

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Durante a realização de um teste em túnel de vento, observou-se que a velocidade de escoamento na parte superior e na parte inferior da asa de um modelo de aeronave eram v1 e v2, respectivamente, com v1 > v2. Desprezando a energia potencial gravitacional, já que a altura da asa é pequena e considerando-se que a área da asa seja A e a densidade do ar γ, a força de sustentação F na asa, calculada a partir da equação de Bernoulli, pode ser dada pela equação

  • A.

    F = y (v1 2 – v2 2)A.

  • B.

    F = ½ y (v1 2 – v2 2)A.

  • C.

    F = ½y (v1 – v2)A.

  • D.

    F = y (v1 – v2)A.

Questão de Concurso - 373134

Concurso ANAC Especialista em Regulação de Aviação Civil 2009

Questão 93

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A dinâmica dos gases trata de escoamentos em regimes compressíveis de fluidos considerados invíscidos. Acerca dos conceitos relativos a esse tema, julgue os itens a seguir.

Imediatamente após um choque normal, o escoamento de um gás caloricamente perfeito é sempre subsônico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 373135

Concurso ANAC Especialista em Regulação de Aviação Civil 2009

Questão 94

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A dinâmica dos gases trata de escoamentos em regimes compressíveis de fluidos considerados invíscidos. Acerca dos conceitos relativos a esse tema, julgue os itens a seguir.

Considerando-se as ondas de choque comuns em escoamentos supersônicos, que têm espessura muito delgada, da ordem 10-5 de cm, e as elevadas velocidades associadas a esse tipo de fenômeno, é correto afirmar que o escoamento por meio de um choque normal é praticamente adiabático e que não ocorre variação significativa da entropia do gás, nem antes nem depois do choque.

  • C. Certo
  • E. Errado