Questões de Concurso de Planejamento e Campanha Publicitária - Comunicação Social

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1035048

Concurso ALE GO Analista Legislativo - Área Comunicador Social 2018

Questão 21

Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Nível Superior

O planejamento gráfico, na Comunicação Social, tem papel fundamental na relação entre instituição e público. Nesse processo, questões conceituais, estruturais e técnicas se imbricam para melhor comunicar o leitor. Entre os aspectos envolvidos no planejamento gráfico, três principais componentes se destacam: organização, padrão e estrutura. Com base no texto apresentado, assinale a alternativa correta.
  • A. Na comunicação editorial, a escolha das cores é universal e segue as convenções cromáticas do estudo em planejamento gráfico.
  • B. O editor-chefe é o responsável pela composição visual da publicação. Desenvolve o planejamento gráfico de uma edição, seguindo as instruções e os parâmetros estipulados pelo projeto gráfico.
  • C. A margem mínima de uma comunicação impressa é conceituada como espaço negativo, enquanto o espaço positivo se refere à mancha gráfica, que é composta basicamente por gráficos e ilustrações.
  • D. Na Comunicação Social, a concepção tipográfica tem fundamentalmente papel estético. Neste sentido, a tipografia deve ser visualmente envolvente, considerando-se o contexto em que é lida e os objetivos da composição.
  • E. A organização envolve a distribuição do conteúdo, define o que irá em cada página. O design corresponde a um padrão visual, denota o ritmo e a consistência de como as páginas serão apresentadas. A estrutura abrange aspectos técnicos, como a demarcação das margens, da colunagem, do padrão de cores, da tipografia e das estratégias gráficas.

Questão de Concurso - 1006859

Concurso COREN RS Analista - Área Comunicação Social - Especialidade: Jornalismo 2018

Questão 40

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

Em uma revista, em página dupla, uma foto foi utilizada, ocupando toda a área do papel e dando um acabamento até a borda.

Em planejamento gráfico, isso recebe o nome de

  • A. viúva.
  • B. marca de impressão.
  • C. zona de visualização.
  • D. sangramento.
  • E. fotomontagem.

Questão de Concurso - 1003137

Concurso ALE RO Analista Legislativo - Área Comunicação Social - Especialidade: Jornalismo 2018

Questão 60

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

Sobre a importância do planejamento gráfico nos periódicos, leia o texto a seguir.

O planejamento gráfico, ao conformar a materialidade do periódico, atua como _____________, estruturando a organização e hierarquia dos elementos informativos, segundo critérios de edição. A base do projeto é o (a) ____________, que no jornalismo impresso tem algumas medidas principais. O espaço gráfico é organizado segundo um grid ou ___________, que é um conjunto de linhas de marcação invisíveis para quem não participa do processo de diagramação. Sua função é organizar conteúdos em relação ao espaço da página, estabelecendo o número de colunas, o espaço entre elas e as margens da página, para que se mantenha a (o)____________do periódico. Outro elemento fundamental para manter as características da publicação é a escolha dos tipos. Uma fonte é um alfabeto completo, com letras maiúsculas e minúsculas, números e sinais de pontuação, de um determinado tipo, que seguem um mesmo padrão de ______________.

Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do texto acima.

  • A. limitador – cor – layout – gramatura – gradiente.
  • B. molde – papel – bleed – logotipo – inclinação.
  • C. diretriz - tipologia – linha editorial – target – peso.
  • D. forma - boneca – arte final – expediente – corpo.
  • E. mediador – formato – diagrama – identidade – desenho.

Questão de Concurso - 1024285

Concurso CRQ 4 Profissional de Atividades de Suporte - Área Jornalista 2018

Questão 81

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

No que se refere a planejamento gráfico em jornalismo, julgue os itens de 81 a 83. O projeto gráfico e a diagramação são duas etapas distintas do processo de planejamento gráfico de um jornal. O primeiro consiste no ordenamento diário dos elementos nas páginas e a segunda estabelece a definição conceitual e o padrão gráfico geral da publicação.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1024286

Concurso CRQ 4 Profissional de Atividades de Suporte - Área Jornalista 2018

Questão 82

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

No que se refere a planejamento gráfico em jornalismo, julgue os itens de 81 a 83. Entre os componentes estéticos básicos da comunicação visual, estão a forma, a direção, o tom e o movimento, entre outros.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 990186

Concurso EMAP Analista Portuário I - Área Comunicação 2018

Questão 112

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Julgue os itens a seguir, referentes a publicidade e propaganda. O sucesso do planejamento de mídia depende da precisão e da isenção das pesquisas de mídia, absolutamente indispensáveis para a seleção das melhores alternativas de mídia e para a aplicação adequada da verba dos anunciantes.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 883038

Concurso ALE MS Publicitário 2016

Questão 45

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

O planejamento publicitário tem como objetivo global
  • A. servir aos consumidores com informações úteis.
  • B. mobilizar vontades do público-alvo em relação a uma categoria de produto.
  • C. definir uma escala de valores para cada veículo utilizado nas campanhas.
  • D. dissipar falsas impressões ou corrigir concepções errôneas.
  • E. proporcionar soluções práticas, baseadas nos fatos, para problemas específicos de marketing e propaganda.

Questão de Concurso - 813002

Concurso TCE PA Auditor de Controle Externo - Área Comunicação - Especialidade: Jornalismo 2016

Questão 80

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Acerca da imagem institucional, do planejamento de campanha e da divulgação de informações no ambiente organizacional, julgue os próximos itens. A qualificação e quantificação de objetivos organizacionais, os recursos envolvidos e a disposição de tempo são etapas fundamentais que antecedem o planejamento de uma campanha.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 813142

Concurso TCE PA Auditor de Controle Externo - Área Comunicação - Especialidade: Publicidade 2016

Questão 100

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Julgue os itens a seguir, acerca dos conceitos de publicidade, propaganda e planejamento de comunicação. O objetivo do planejamento publicitário é estabelecer claramente as distinções entre o papel do setor de vendas e o da comunicação publicitária.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 813143

Concurso TCE PA Auditor de Controle Externo - Área Comunicação - Especialidade: Publicidade 2016

Questão 101

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Julgue os itens a seguir, acerca dos conceitos de publicidade, propaganda e planejamento de comunicação. Entre as principais etapas de um planejamento de comunicação incluem-se a coleta de informações, a avaliação do mercado e da própria empresa e o diagnóstico da situação.
  • C. Certo
  • E. Errado