Questões de Concurso de Políticas, Filosofias, Problemas, Tendências e Discussões Sobre Comunicação - Comunicação Social

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1174911

Concurso ALE PI Consultor Legislativo - Área Comunicação Social 2019

Questão 22

Comissão permanente de Seleção da Universidade Federal do Piauí ( COPESE/UFPI)

Nível Superior

Na visão do professor Antônio Fausto Neto, em entrevista que concedeu para a IHU On-Line (2009), a midiatização pode ser conceituada como “a emergência e o desenvolvimento de fenômenos técnicos transformados em meios, que se instauram intensa e aceleradamente na sociedade, alterando os atuais processos sócio-técnico-discursivos de produção, circulação e de recepção de mensagens”. Ele considera que a midiatização produz mutações na ambiência, nos processos, nos produtos e nas interações entre os indivíduos, na organização e nas instituições sociais. Assim, segundo Fausto Neto (2009), “trata-se de ascendência de uma determina realidade que se expande e se interioriza sobre a própria experiência humana, tendo como referência a própria existência da cultura e da lógica midiáticas”.


Conforme o pensamento do autor citado, marque a opção CORRETA.


  • A.

    A midiatização é um processo que trata exclusivamente do excesso de divulgação de notícias pela mídia.

  • B.

    A midiatização impõe uma referência das práticas midiáticas sobre o conjunto da sociedade.

  • C.

    A midiatização requer habilidades e competências dos indivíduos que só são adquiridas em cursos universitários.

  • D.

    A midiatização não tem relação com o conjunto das práticas sociais, políticas e culturais.

  • E.

    A midiatização é um processo passageiro que diz respeito ao uso de mídias sociais em campanhas eleitorais.

Questão de Concurso - 1151297

Concurso UFCE Jornalista - Área Assessoria de Imprensa 2017

Questão 20

Universidade Federal do Ceará (UFCE)

Nível Superior

Sobre comunicação e democracia é incorreto afirmar.

  • A.

    São ações que tiveram a contribuição do FNDC: a pesquisa “Os donos da mídia” e a criação da Empresa Brasil de Comunicação.

  • B.

    As campanhas “Para expressar a liberdade” e “Calar jamais!” são iniciativas do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação.

  • C.

    O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) é uma entidade de referência que congrega mais de 500 entidades filiadas.

  • D.

    O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) perdeu força com a realização da Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM).

  • E.

    Entre os objetivos do FNDC estão: denunciar e combater a grave concentração econômica na mídia, a ausência de pluralidade política e de diversidade social e cultural nas fontes de informação.

Questão de Concurso - 447144

Concurso EBC Gestor de Atividade Jornalística de Empresa de Comunicação Pública - Área Jornalismo 2011

Questão 69

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Acerca da correlação entre informação, direitos civis e políticas públicas, julgue os itens subsequentes.

No Brasil, a paridade de conteúdos informativos, educativos e culturais — decorrente de exigência constitucional — tem sido objeto de fiscalização por parte dos poderes concessionários, cuja avaliação ocorre por meio de relatórios técnicos e públicos, quando dos pedidos de renovação de concessões de rádio e TV.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1160492

Concurso UFCE Jornalista 2011

Questão 21

Coordenadoria de Concursos da Universidade Federal do Cariri (CCV / UFC)

Nível Superior

A economia política da comunicação assumiu, de início, a forma de um questionamento sobre o desequilíbrio dos fluxos de informação e produtos culturais entre os países situados de um lado e de outro da linha demarcatória do desenvolvimento. É correto afirmar que tais estudos se constituíram a partir dos:

  • A.

    anos 50.

  • B.

    anos 60.

  • C.

    anos 70.

  • D.

    anos 80.

  • E.

    anos 90.

Questão de Concurso - 1160506

Concurso UFCE Jornalista 2011

Questão 29

Coordenadoria de Concursos da Universidade Federal do Cariri (CCV / UFC)

Nível Superior

Afirma Dênis de Morais que: “Vivemos a era dos conglomerados multimídias que estão estruturados para exercer hegemonia em todas as pontas da revolução digital. Essa formação de oligopólios constitui o eixo preponderante do atual modelo organizacional das corporações de mídia e entretenimento”. É verdadeiro afirmar que essa convergência tem-se dado a partir de três setores:

  • A.

    poder, mídia e sociedade.

  • B.

    veículos, empresários e instituições.

  • C.

    poder, telecomunicações e digitalização.

  • D.

    informática, telecomunicações e comunicação.

  • E.

    informática, política de comunicação e meios multimídias.

Questão de Concurso - 1160530

Concurso UFCE Jornalista 2011

Questão 36

Coordenadoria de Concursos da Universidade Federal do Cariri (CCV / UFC)

Nível Superior

O jornalista e escritor norte-americano Gay Talese afirma que, com as novas tecnologias, o público passou a ser informado de maneira mais estreita e mais direcionada. Para Jorge Duarte, esse novo modelo de “empacotar” a notícia uma a uma e entregá-la ao leitor pode estar criando um novo tipo de jornalismo. Portanto, é correto afirmar que:

  • A.

    o produtor de conteúdo já se consolidou em substituição ao jornalista.

  • B.

    a internet não é o fast food da informação, mas é a nova tendência do jornalismo.

  • C.

    o leitor vai ter que aproveitar a rapidez da informação pela internet se quiser noticiário mais rico e abrangente.

  • D.

    a velocidade da divulgação de informações pela rede dispensaria a apuração, checagem, edição e publicação do noticiário.

  • E.

    mesmo com toda a tecnologia, esse novo jornalismo eletrônico guarda semelhanças com o modelo de jornalismo surgido no Século XIX.

Questão de Concurso - 1160538

Concurso UFCE Jornalista 2011

Questão 38

Coordenadoria de Concursos da Universidade Federal do Cariri (CCV / UFC)

Nível Superior

A economia da informação irriga-se com a constituição de novas áreas de comercialização, a partir do leque de programação interativa. Com isso, as tecnologias de comunicação, periodicamente, resultam em significativas transformações na sociedade e causam grandes mudanças de hábito e de comportamento. Com a Internet oferecendo amplos recursos técnicos e um novo suporte para as mais diversas atividades, é correto afirmar:

  • A.

    a internet, como plataforma do jornalismo digital, dispensa a clareza, a concisão, a precisão, a exatidão e a coerência.

  • B.

    o jornalismo digital pode explorar muito bem, em seu favor, as características da rede mundial, assim como a televisão, o rádio, o cinema, o jornal e a revista já estão fazendo.

  • C.

    o jornalismo digital converge para o jornalismo praticado nos meios de comunicação tradicionais pela forma de tratamento dos dados e pelas relações que são articuladas com o seu público.

  • D.

    como o maior espaço existente de circulação de informação via rede de computadores, a Internet não deixa de representar também um novo e promissor campo de renovação para as práticas e as técnicas do jornalismo.

  • E.

    o jornalismo digital deixou de ser o produto discursivo que constrói a realidade por meio da singularidade dos eventos, tendo como suporte de circulação as redes telemáticas ou qualquer outro tipo de tecnologia por onde se transmitam sinais numéricos e que comporte interação com os usuários ao longo do processo produtivo.

Questão de Concurso - 1160567

Concurso UFCE Jornalista 2011

Questão 49

Coordenadoria de Concursos da Universidade Federal do Cariri (CCV / UFC)

Nível Superior

Em sessão no dia 17 de junho de 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF), por 8 votos contra 1, decidiu que o diploma de jornalismo não é obrigatório para exercer a profissão. Para o ministro relator Gilmar Mendes, “os danos a terceiros não são inerentes à profissão de jornalista e não poderiam ser evitados com um diploma”. Segundo ele, a formação em jornalismo é importante para o preparo técnico dos profissionais e deve continuar nos moldes de cursos como o de culinária, moda ou costura, nos quais o diploma não é requisito básico para o exercício da profissão.


Todavia, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), junto com os sindicatos de jornalistas de todo o País, busca restabelecer a obrigatoriedade do diploma. Esse restabelecimento deve ocorrer por meio de:


  • A.

    Projeto de Emenda Constitucional (PEC).

  • B.

    Decreto-Lei assinado pela Presidenta Dilma Roussef.

  • C.

    Decreto assinado pelos Ministros da Justiça e Trabalho e Emprego.

  • D.

    Decreto-Lei assinado pelos Ministros da Justiça e Trabalho e Emprego.

  • E.

    Portaria assinada conjuntamente pelos Ministros da Justiça, Trabalho e Emprego e Ciência e Tecnologia.

Questão de Concurso - 1160569

Concurso UFCE Jornalista 2011

Questão 50

Coordenadoria de Concursos da Universidade Federal do Cariri (CCV / UFC)

Nível Superior

“No cenário de globalização contemporânea, a consequência mais evidente da convergência tecnológica no setor de comunicações (telecomunicações, mass media e informática) é enorme e sem precedentes, faz a concentração da propriedade que provoca a consolidação e a emergência de um reduzido número de megaempresas mundiais”. A afirmação do professor Venício A. de Lima, da Universidade de Brasília (UnB), leva a uma constatação sobre a forma como os conglomerados da comunicação operam. É correto afirmar que isso indica que:

  • A.

    agora, fica possível descrever como estão bem identificadas as empresas dominantes em cada mídia separadamente.

  • B.

    o Brasil, com um excelente marco regulatório no campo da radiodifusão, acompanha essa tendência mundial, consolidando economicamente o setor de comunicação.

  • C.

    como a comunicação revelou-se um produto muito rentável, é cada vez maior o número de investidores, fazendo crescer o número dos conglomerados empresariais.

  • D.

    esse processo no cenário econômico e político mundial tem sido o responsável pela expansão crescente dos investimentos que, agora bem setorizados, asseguram maior retorno aos investidores.

  • E.

    a onda internacional liberalizante de privatizações e desregulamentação provocou uma avalanche de aquisições, fusões e joint ventures envolvendo estados nacionais, bancos, grandes empreiteiras e empresas transnacionais privadas, estatais e mistas.

Questão de Concurso - 598120

Concurso UNIPAMPA Jornalista 2009

Questão 57

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Acerca das características e das estruturas de funcionamento das empresas jornalísticas, julgue os itens a seguir.

Diferentemente de outros negócios, as empresas jornalísticas obtêm lucros não só com a comercialização de seus produtos (jornais e revistas, por exemplo), mas também por meio da venda de espaço publicitário.

  • C. Certo
  • E. Errado