Imagem de fundo

Petrônio, cliente de uma agência do BB, com histórico negocial positivo, em razão de di...

Petrônio, cliente de uma agência do BB, com histórico negocial positivo, em razão de dificuldade financeira momentânea, deixou de honrar seus compromissos nas datas aprazadas e suas operações de crédito foram consideradas em curso anormal.

Nessa situação hipotética, como providências iniciais para solucionar as pendências de Petrônio, a agência deveria

A

adotar medidas cautelares para as operações desse cliente que estão em curso normal e efetuar cessão de créditos a terceiros para as que estão em curso anormal.

B

notificá-lo, via cartório, para maior efetividade na ação de cobrança e para cumprir etapa obrigatória na terceirização da cobrança extrajudicial e no ajuizamento de suas operações.

C

fazer contato direto com esse cliente, com eventuais co-obrigados em suas operações e com parentes e amigos, exigindo a regularização imediata da pendência, sob pena de o banco ingressar na via judicial.

D

examinar as causas do inadimplemento e a real situação econômico-financeira do cliente e, caso seja necessário, determinar a realização de vistoria especial, a fim de obter subsídios indispensáveis a uma segura ação administrativa.

E

providenciar a imediata transferência do processo (cliente/operações) para a GERAT, independentemente do endividamento total do cliente e das características das operações sob sua responsabilidade.