Comparando-se o CMPC - “custo médio ponderado de capital” (ou WACC - Weighted Average C...

Comparando-se o CMPC - “custo médio ponderado de capital” (ou WACC - Weighted Average Capital Cost) com o “modelo de precificação de ativos” (CAPM – Capital Asset Pricing Model ) tem-se:

A

existem três determinantes-chave do CAPM que estão além do controle da empresa, mas que não afetam o WACC, a saber: a condição dos mercados financeiros, a aversão dos investidores ao risco e as alíquotas de impostos estabelecidas pelo governo.

B

diferentemente do CAPM, o WACC foi desenvolvido para explicar o comportamento do preço de títulos e permitir que os investidores pudessem avaliar o impacto de um investimento proposto em um título sobre o retorno e o risco geral de sua carteira.

C

o WACC de uma empresa aumenta à medida que o “beta” e a taxa de retorno aumentam, ao passo que no CAPM o retorno exigido de um ativo reduz-se com o aumento do “beta”, mantidas as demais variáveis constantes.

D

ao contrário do WACC, o CAPM é usado na avaliação de investimentos ou de empresas, uma vez que é preciso comparar os retornos esperados sobre projetos e empresas com os custos dos recursos utilizados para financiá-los.

E

o CAPM é um modelo que relaciona o risco e o retorno de todos os ativos, ao passo que o WACC é uma taxa que reflete o custo do capital em uma análise de retorno.