Imagem de fundo

Quando voltado ao planejamento de unidades de conservação (UCs) de Proteção Integral (c...

Quando voltado ao planejamento de unidades de conservação (UCs) de Proteção Integral (com possibilidade de uso indireto), o plano de manejo deve conter fases sucessivas, o que lhe confere as características de ser gradativo, contínuo, flexível e participativo. Por participativo entende-se que

A
a evolução dos conhecimentos sobre os recursos da UC, ao longo das fases de implantação, condiciona a ampliação e o aprofundamento das ações de manejo sobre os seus recursos exclusivamente pela equipe da instituição gestora da unidade.
B
sua estrutura apresenta a possibilidade de agregar novos conhecimentos e eventuais correções ao manejo durante a implementação de qualquer de suas fases. As ações de monitoria e reavaliação efetuadas durante a implantação do plano, exclusivamente por técnicos da instituição gestora da UC, indicarão a necessidade de se fazer ou não tais correções.
C
seu desenvolvimento implica em que cada nova fase sempre englobará os conhecimentos e as ações da fase precedente. Além disso, cada nova fase será planejada já durante a implementação da fase anterior, não existindo interrupção entre as fases.
D
sua elaboração prevê o envolvimento da sociedade no planejamento, através das Oficinas de Planejamento. Além disso, sua estrutura prevê ações no entorno das Unidades (UCs), visando a cooperação das populações vizinhas e a melhoria da sua qualidade de vida.
E
a passagem de uma fase para outra ocorrerá exclusivamente quando o conhecimento científico e de toda a comunidade envolvida na elaboração e implantação do plano houver atingido suficiente profundidade e houver um bom grau de implementação das ações previstas.