No que tange aos impedimentos e à suspeição, marque a alternativa correta.

1
Q1422026
Direito Processual Civil - CPC 2015 Sujeitos do processo
Questão inédita Questão de autoria de um professor do Gran!
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2020
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista - VUNESP
Prova: VUNESP. - TJ SP - Escrevente Técnico Judiciário - 1º Simulado Pré-edital - 2020

No que tange aos impedimentos e à suspeição, marque a alternativa correta.

A

Acolhida a alegação, tratando-se de impedimento ou de manifesta suspeição, o tribunal condenará o juiz nas custas e remeterá os autos ao seu substituto legal, podendo o juiz recorrer da decisão.


B

Há suspeição do juiz quando for parte no pro- cesso ele próprio, seu cônjuge ou companheiro, ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive.


C

Há impedimento do juiz, sendo-lhe vedado exercer suas funções no processo quando qualquer das partes for sua credora ou devedora, de seu cônjuge ou companheiro ou de parentes destes, em linha reta até o terceiro grau, inclusive.


D

Quando 2 (dois) ou mais juízes forem parentes, consanguíneos ou afins, em linha reta ou colateral, até o quarto grau, inclusive, o primeiro que conhecer do processo impede que o outro nele atue, caso em que o segundo se escusa- rá, remetendo os autos ao seu substituto legal.


E

O juiz mandará processar o incidente em separado e sem suspensão do processo, ouvindo o arguido no prazo de 10 (dez) dias e facultando a produção de prova, quando necessária.